Piraquara alcançou a nota 9,97 na 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, divulgada nesta segunda-feira, dia 15 de março, pela Controladoria-Geral da União (CGU). O resultado colocou o município acima da média nacional, em 3º lugar entre as cidades paranaenses e 22° no ranking nacional. A avaliação verifica o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI), Portal da Transparência, entre outros normativos sobre transparência pública.

Foram analisados os quesitos de transparência ativa e de transparência passiva. Foram avaliados todos os Estados, as capitais e os 665 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Piraquara superou a média de Curitiba (9.6) ficando atrás apenas de Londrina (10) e Maringá (9.88), no Paraná. O levantamento foi feito entre abril e dezembro de 2020.

Entre as medidas adotas pela Prefeitura de Piraquara, está a regulamentação das diretrizes da política de acesso à informação no âmbito da Administração Pública. Um grupo foi criado para avaliação e aprimoramento do Portal da Transparência com base em relatórios do TCE-PR e do Mapa Brasil Transparente da CGEU. O município atualmente disponibiliza informações além do mínimo exigido e todos os processos, desde 2013, estão disponíveis integralmente no portal.

De acordo com o Prefeito Josimar Fróes, o bom resultado é fruto das ações dos últimos anos para garantir a transparência tão necessária no serviço público. “Esse resultado de repercussão estadual e nacional demonstra o empenho da gestão para garantir o acesso à informação e a transparência para todo cidadão. Hoje, Piraquara possui uma comissão instituída para cuidar especificamente do assunto”, destacou.

Confira os detalhes: https://bit.ly/3vzjIGI

Confira a avaliação completa: https://mbt.cgu.gov.br/publico/home

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *