Nesta terça-feira (19), o presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, no canal do YouTube da Casa Branca, divulgou um discurso de despedida, dizendo que irá rezar pelo sucesso do próximo governo.
“Somos – e devemos sempre ser – uma terra de esperança, luz e glória para todo o mundo. Nesta semana, inauguramos uma nova administração e oramos por seu sucesso em manter a América segura e próspera”, disse Trump.
“Fizemos o que viemos fazer aqui – e muito mais. Acima de tudo, reafirmamos a ideia sagrada de que, na América, o governo responde ao povo”.
“Restauramos a ideia de que na América ninguém é esquecido – porque todos são importantes e todos têm uma voz. Enfrentei as batalhas difíceis, as lutas mais difíceis, as escolhas mais difíceis – porque foi para isso que você me elegeu. Nossa agenda não era sobre direita ou esquerda, não era sobre republicano ou democrata, mas sobre o bem de uma nação, e isso significa toda a nação”, apontou Trump.
Trump acrescentou que na quarta-feira (20), os Estados Unidos vão “inaugurar uma nova administração e irá rezar por seu sucesso em manter a América segura e próspera”.
O comandante-chefe também alardeava o que considerava suas maiores conquistas no cargo, incluindo esforços para normalizar as relações no Oriente Médio, bem como os esforços de sua administração para enfrentar o Partido Comunista Chinês (PCCh). Ele também elogiou o fato de que não iniciou novas guerras – observando que foi o primeiro presidente a fazê-lo em décadas.
“Revitalizamos nossas alianças e reunimos as nações do mundo para enfrentar a China como nunca antes”, disse Trump. “Como resultado de nossa ousada diplomacia e realismo de princípios, alcançamos uma série de acordos de paz históricos no Oriente Médio. É o amanhecer de um novo Oriente Médio e estamos trazendo nossos soldados de volta para casa. Estou especialmente orgulhoso de ser o primeiro presidente em décadas que não iniciou novas guerras”.
O presidente também adotou um tom otimista, dizendo que construiu um movimento político poderoso.
“Agora, enquanto me preparo para entregar o poder a um novo governo ao meio-dia de quarta-feira, quero que saibam que o movimento que iniciamos está apenas começando”, disse o presidente americano.