Morreu, aos 84 anos, na madrugada desta quinta-feira (27 de maio de 2021), o arquiteto, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner.
Lerner estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Evangélico, em Curitiba. O arquiteto tinha dado entrada no hospital no último domingo (21) para tratar de uma infecção nos rins.
O corpo de Jaime Lerner será velado na Capela Mortuária Israelita do Água Verde e o sepultamento será no Cemitério Israelita do Santa Cândida, em Curitiba.
Ele foi arquiteto e urbanista, três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná. Morte foi confirmada nesta quinta-feira (27).
Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, após apresentar um quadro de febre.
Lerner vinha fazendo hemodiálise há algum tempo e, diante disso, foi hospitalizado, de acordo com o ex-chefe de gabinete do político, Gerson Guelmann.
Até a publicação desta reportagem, a causa da morte de Jaime Lerner não havia sido divulgada.
Jaime Lerner nasceu em 17 de dezembro de 1937, em Curitiba. Foi prefeito da cidade em três mandados, de 1971 a 1974, de 1979 a 1984 e de 1989 a 1993, e governador do Paraná por duas vezes, de 1995 a 1998 e 1999 a 2002.
Lerner formou-se em arquitetura em 1964 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desde a criação, em 1965.
Em 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). Ele também foi fundador do Instituto Jaime Lerner, entidade sem fins lucrativos.