LEI ORGANICA, PRA LEMBRAR

Importante lembrar: a Lei Orgânica de Curitiba é clara: “Art. 68 O vice-prefeito substituirá o prefeito em caso de impedimento e sucedê-lo-á no de vaga.(sic). Rafael Greca está há mais de 10 dias impedido de atuar como prefeito de Curitiba. É fato que não se teve notícia, no entanto, que Eduardo Pimentel tenha assumido a prefeitura em sua ausência.

Os mais exaltados dizem que o computador do ICI administra as assinaturas e o Token estaria em mãos de terceiros, que não foram eleitos para a administração da cidade. Essa anomalia traria novamente o período regencial a Curitiba, típico do monarca Rafael.

Quem seria o “regente” que está respondendo virtualmente por Rafael Valdomiro Greca de Macedo? A Câmara Municipal tem o dever de investigar os fatos do eventual descumprimento da Lei Orgânica; e qual o motivo de Eduardo Pimentel não ter assumido diante do impedimento que os problemas de saúde ocasionaram a Rafael.

O colunista político Aroldo Murá conta que nem os empresários, muitos menos os servidores municipais mostraram sentir a falta da presença “cheguei”, impositiva, de Rafael Valdomiro Greca. Quem nos fez lembrar dessa realidade foi o deputado Galo, que não esquece do alcaide em suas preces diárias. O parlamentar, falando na Alep, na terça-feira, 27, desejou vida longa ao imperador “maximus” de Curitiba diante das supostas irregularidades levantadas na gestão, para posterior julgamento. Pediu a abertura da “caixa preta” da Linha Verde.

Essa manifestação do deputado fez levantar também indagações sobre o afastamento do prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo, e sobre seu estado de saúde, em decorrência do AVC pelo alcaide sofrido recentemente…“Sabe-se que Rafael e sua turma não largam o osso tão fácil e, neste aspecto, sabe-se, igualmente, que ele é relutante em passar o bastão à Eduardo Pimentel. “O vice é homem público de fino trato que coleciona admiradores na administração e na comunidade abrangente”, observa um idoso ex-vereador que hoje foi contatado por dona Matilde da Luz, nossa repórter em busca de sua “memória” sobre a política municipal.

“VOU PRA PASÁRGADA”

Estranho, muito estranho: Rafael Valdomiro parou de aparecer em fotos. Recolheu-se a sua chácara São Rafael na cidade Piraquara. Contudo, algo essencial chama a atenção nesta retirada estratégica para sua recuperação. É o seguinte: nos seus afastamentos anteriores sempre fez vídeos, e muitas fotos, aparecendo até mesmo de pijamas, em suas saídas anteriores do hospital.

Greca teve, então, registrada pela mídia o fato da hospitalização e da saúde reconquistada…No entanto, nota-se que agora, com seu AVC, nada disto ocorreu.

E outros fatos chamam a atenção: apesar do afastamento “de facto” de Rafael, recolhido à sua chácara, o Diário Oficial do Município não deixou de publicar decretos e sanção de leis, competência do alcaide.

Fontes seguras da Guarda Municipal, gente que faz a muito dispendiosa segurança do alcaide, pega pelo erário, em suas propriedades em Piraquara e em Curitiba, garantiram ao site/coluna que “o prefeito está mesmo recolhido na São Rafael”.

– Alguns servidores do primeiro escalão aparecem com freqüência para visitar o prefeito, assegurou um GM que se disse “feliz” porque até estaria em vias de ser removido para outra posição.

QUEM TEM O TOKEN?

Causa espanto o fato de Rafael continuar emitindo Decretos e despachando mesmo estando notoriamente afastado, descansando, em busca de sua recuperação. Uma simples leitura dos Diários Oficiais desde sua internação confirma a emissão de atos durante esse “afastamento”. O prefeito de Curitiba, como servidor mor da cidade, deveria apresentar atestado que indica seu afastamento das atividades de alcaide.

Dona Matilde, nossa repórter, perseguida servidora e velha conhecedora das rotinas da Prefeitura, observou: “estamos sendo administrados pelo ICI-Instituto Cidades Inteligentes.” Como pode? Segundo ela, pessoas de confiança estariam de posse do Token, ou melhor,assinatura digital do alcaide, assinando e digitando sua senha para a edição de Decretos. A situação parece se confirmar, pois não vemos decretos emitidos pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, o que em tese dá indícios de mais uma irregularidade.

PAISAGENS & FOTOS

Vejam que o Facebook de Rafael Greca que era cheio de aparições pessoais está sendo preenchido por paisagens e um texto que não lembra a personalidade espalhafatosa do alcaide. Outro fato que deixa dúvidas quanto ao exercício do cargo é sua ausência ( e a de Lucas), nas saunas de clubes e hotéis, das quais é habitué.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *