Nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara deu continuidade a companha de vacinação contra Covid-19. A comunidade indígena que vive na Aldeia Araça-í recebeu a primeira dose da imunização. A ação foi realizada em parceria com os profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) – Litoral Sul.

Foram vacinados índios adultos que integram o grupo prioritário definido pelo Plano Estadual de Vacinação, que segue as diretrizes do Plano Nacional de imunização (PNI). Nesta primeira etapa, também recebem a vacina os profissionais de saúde que atuam em Piraquara e idosos acima que vivem em Instituições de Longa Permanência – ILPIS.

A Secretária Municipal de Saúde, Glaucia Buss Guimarães, falou sobre o atendimento da população indígena durante a pandemia.

“O município junto com o DSEI e a Funai desenvolveu um plano de contingência em caso de surto. Em 2020, tivemos alguns casos e realizamos a testagem dos moradores da aldeia e mantivemos o acompanhamento”, explicou.

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, acompanhou o início da vacinação desse novo grupo.

“É mais um grupo prioritário do município que começa a receber a imunização. Uma comunidade indígena que recebe todo o atendimento da nossa saúde municipal, pois também está vulnerável à doença mesmo vivendo mais isolada do que o resto da população”, finalizou.

Ao todo, foram destinadas pelo Governo do Estado para Piraquara 1234 doses, sendo 46 doses para a população indígena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *