Conversamos com o secretário Plínio Schmidt da secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho em Colombo-PR para saber sobre a tão comentada revolução que ocorre através de novas ações de gestão voltadas ao município, em entrevista Plínio conta detalhes e novidades que estão sendo desenvolvidas e implantadas até o final deste ano na cidade.

O empresário Plínio Toniolo Schmidt assumiu em 2021, pela primeira vez, um cargo público. Está desde janeiro de 2021 à frente do trabalho de desenvolvimento econômico de Colombo na secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Plínio tem um início de gestão da pasta considerada uma super secretaria, nos primeiros meses lançou o Programa Colombo + Emprego e Renda, que ajudará a viabilizar a vinda de pelo menos 15 empresas ao município, e deve gerar mais de 1.400 empregos em curto prazo. 

Indústria e empresas

Já não é segredo que a vinda de grandes empresas e industrias para a cidade de Colombo está acontecendo, como o exemplo da rede de supermercados Muffato que o secretário Plínio explicou que já se encontra na cidade executando grande obra para concluir as instalações e começar a operar comercialmente até o mês de setembro, mas também nos contou da reunião em evento realizado com o vice governador Darci Piana e também com a associação Comercial do Paraná onde foi apresentado 15 empresários que possuem interesse de se estabelecer no município e chegaram inclusive a assinar termo de compromisso assumindo que irão fazer investimentos dentro de Colombo. Outros anúncios de empresas nas áreas de alimentação, empresa de carretas, empresas da área de tecnologia, entre outras, serão feitos em breve pois conforme explicou estão em fase de conclusão de certificações, buscando liberações com órgãos competentes como IAT Instituto Água e Terra, COMEC entre outros, mas que tão logo superem as burocracias naturais da empreitada serão anunciadas para que a população se prepare e possam ter acesso às possíveis chances de contratações em empregos novos.

Plínio conta que estão focados em um novo objetivo que é a reformulação da Lei de Incentivos, querem trazer e criar dentro do Parque Industrial alguns incentivos novos e antigos que no passado nunca foram aplicados e hoje tentam fazer algo novo e profissional, livre de qualquer vício e/ou influência e que realmente se aplique e aconteça.

A novidade que Plínio conta é que os incentivos irão beneficiar e serão aplicados para novas empresas e indústrias que desejam se estabelecer na cidade, mas também para empresas e indústrias que já estão instaladas e atuando na cidade e querem fazer algum plano de expansão, novas contratações por exemplo.

Continua após a propaganda

Trabalho e empregos

Importante frisar é que a própria secretaria usará a Agência do Trabalhador para procurar profissionais desempregados que se enquadram no perfil escolhido pelas novas e antigas empresas que farão expansão, para completar o quadro de funcionários, fornecendo opções de vagas próximo ao domicílio dos desempregados evitando perca de tempo com longos deslocamentos, através de pré-seleção da mão de obra.

Também está em curso uma conversa com empresários já estabelecidos na cidade para desvendar quais qualificações necessárias aos desempregados da região são de prioridade para que a Agência do Trabalhador através da nova parceria com o SENAC consiga ofertar cursos e treinamentos qualificatórios de mão de obra, onde irão buscar cursos profissionalizantes não só para as novas empresas mas também para os funcionários das empresas que já se encontram em atividade no município e querem melhorar ou subir de nível do seu cargo atual.

A Parceria com o SESI também está em andamento, colocando em prática a primeira turma para qualificação profissional através do curso de Mecânica de Automóvel e Mecânica de Motos com 104 vagas já esgotadas nos 3 turnos.

Turismo e comércio local

Apesar de todas as regras e recomendações de restrições de circulação por conta da pandemia de Covid-19 a secretaria está avançando em projetos voltados para o setor turístico do município como por exemplo a reabertura da visitação na Gruta de Bacaetava, que nos primeiros 60 dias obteve mais de 2.000 pessoas visitando e circulando no comércio local.

O Secretário Plínio contou também que vem fazendo um esforço grande para criar condições de ampliação dos pontos turísticos existentes no município, que conta com a colaboração das vinícolas, restaurantes, entre outros como é o caso do Parque Municipal da Uva, onde pretendem estabelecer uma espécie de feira livre permanente para obter maior visitação de turistas da capital e região metropolitana que poderão vir até a cidade e fazer um passeio gastronômico italiano, contando com os comerciantes interessados a integrar as opções dentro da feira. A feira terá um caráter rural e poderá ser visitada aos domingos, o secretário comenta que pretendem transforma-la em referência turística paranaense perpetuando sua existência para os próximos anos e a disposição do comércio local, dos empresários do setor turístico e da população colombense.

Gestão

Foi fácil de notar toda a movimentação de trabalho em equipe que ocorre dentro da secretaria enquanto estivemos por lá, como também chamou a atenção desta redação, a quantidade de ações desempenhadas nos últimos meses, que está sendo realizada pela secretaria em prol de uma grande mudança para a melhora da qualidade de vida da população, assim ficou fácil de observar que está por vir uma nova época positiva que nasce em Colombo no Paraná. Continuaremos acompanhado e logo vamos trazer mais informações sobre as atividades de gestão do município ao longo do ano.

Foto: Thiago Paim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *