O fim do incômodo, do barulho e a redução dos riscos de acidentes com trens de carga nos municípios paranaenses é o que prevê o projeto do Deputado Francischini na Assembleia Legislativa. A proposta, aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (16), define diretrizes para as novas concessões, incluindo o desvio das malhas férreas dos centros urbanos no estado.

“Debatemos muito e chegamos a um projeto consistente, com o apoio da liderança do governo e com um impacto positivo a longo prazo no estado para as futuras concessões ferroviárias”, explicou Francischini, que assina a proposta ao lado do Deputado Delegado Jacovós.

Ele explicou que, assim como hoje estão discutindo sobre as concessões de rodovias, o objetivo é que haja uma lei no estado para quando forem ser renovados os contratos de ferrovias.

Continua após a propaganda

“Ninguém aguenta mais o barulho, a poluição e os riscos dos trens passando no meio das cidades. Só aqui em Curitiba, para vocês terem uma ideia, são 40 quilômetros de trilhos e mais de 200 mil pessoas são impactadas todos os dias pela passagem dos trens, especialmente de madrugada”, citou.

Francischini defende que os espaços hoje ocupados pelos trens de carga possam abrigar outros modais, como os trens elétricos, ou ainda se tornarem locais para lazer, esporte e cultura para os municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *