O empresário Cassiano Caron (PSL) será o recordista de menor tempo no cargo de deputado estadual no Paraná. Ele tomou posse na última terça-feira, 26, e já deve deixar o posto nos próximos dias, ou seja, não esquentará a cadeira nem por uma semana.
Caron entrou no lugar do Subtenente Everton (PSL), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por receber doações de campanha irregulares. Mas o mesmo TSE que garantiu o mandato a Caron tomou outra decisão que o prejudicou. Ao cassar o deputado estadual Fernando Francischini (PSL) 28-10-2021, a chapa PSL/PTC/Patriotas foi toda afetada. Com isso, Caron e outros dois correligionários, Do Carmo e Emerson Bacil, também rodaram.
Isso ocorre porque Francischini teve uma votação expressiva por conta de surfar a onda bolsonarista em 2018, foram 427 mil votos, e graças ao sistema de quociente eleitoral, também conhecido como “Efeito Tiririca”, carregou filiados do PSL com ele. Como os votos do delegado foram desconsiderados devido sua cassação, a Justiça Eleitoral deverá agora fazer a chamada dos próximos da lista, deixando Caron sem sequer ter experimentado frequentar a Assembleia Legislativa Paranaense como deputado.