Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Rodrigo Maia à presidência da Câmara dos Deputados, está sendo investigado pela Polícia Federal, como suspeito de participar de um esquema com a JBS.
O inquérito, que está em fase de diligências, tem como relator o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, e tramita sigilosamente na corte desde 2018.
As informações de suspeita sobre o deputado Baleia Rossi chegaram ao STF através da Procuradoria-Geral da República, após uma operação que desmantelou uma quadrilha acusada de desviar mais de R$ 200 milhões da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Esse é apenas um dos vários casos investigados pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, nos últimos cinco anos, em que o nome de Rossi, seus familiares ou empresas a eles relacionadas estejam envolvidos.
Em nota enviada por sua assessoria de imprensa, o deputado negou envolvimento nas irregularidades e o recebimento de valores ilícitos.
As informações enviadas à PGR fazem parte da Operação Sevandija, que mirou fraudes em licitações da Prefeitura de Ribeirão Preto.
As investigações começaram a partir de suspeitas de direcionamento de contrato para o fornecimento de catracas a serem instaladas em escolas.